Personal VIP Trainer

Categorias

Cadastre-se em nossa Lista VIP

My Image

Porque é tão difícil definir?

11/01/2018 19:22:18

Aline

Porque é tão difícil definir?

Porque é tão difícil definir?


Porque é tão difícil definir?

Para aqueles que treinam e buscam a definição, sabem que é um objetivo difícil de ser alcançado. Mas por que será que isso ocorre? Será que é mesmo tão difícil assim, ou você está fazendo algo errado?
 Eu sou Aline Borges Treinadora Pessoal da Personal Vip Trainer, e hoje vou te falar o que fazer de modo claro
e conciso para mudar isso e conquistar o seu objetivo.

O primeiro ponto aqui é entender o que é definição.

Definição é ter qualidade muscular, ou seja, manter um bom volume de músculo com pouca quantidade de gordura localizada, isso dentro da sua realidade e genética e respeitando sua saúde, é claro.
 

Sendo bem precisa, para que a definição ocorra você precisa de duas coisas:
1 – Reduzir a gordura corporal / Localizada.
2- Aumentar a massa Muscular

 

Isso mesmo, “simples” assim, as duas coisas precisam acontecer para chegar a tão desejada definição. Porém, um grande erro que muitos cometem é tentar buscar esses dois pontos ao mesmo tempo. Não é que seja impossível perder gordura e ganhar músculo juntos, isso até pode acontecer, mas as estratégias utilizadas para cada um desse objetivo são diferentes e muitas vezes opostas.

 Ou seja, se você estiver treinando para reduzir gordura muscular e se alimentando para tal, certamente, “queimará” muitas gorduras, até irá melhorar um pouco sua musculatura, mas não estará ganhando o volume desejado para a definição. E o contrário também é verdadeiro. Se estiver treinando para otimizar ao máximo seus músculos, também estará perdendo gordura, porém com bem menos ênfase, e, em alguns casos, é possível adquirir um pouquinho de gordura também.

 

Então, o que fazer?

 

Realizar o treinamento certo para cada momento e fase de treino. Tudo ocorrerá em ciclos, ou seja, ora estará em treino para reduzir o máximo de gordura (secar), e em outro momento estará com o treino para ganhar/otimizar sua musculatura, ganhando forma e volume muscular. E assim vai seguindo, nos momentos corretos para cada fase. Assim você chegará a tão desejada definição muscular.

É importante entender que os treinos específicos para cada fase, as vezes são parecidos, como por exemplo, os tipos de exercícios e equipamentos, o que muda mesmo é a intensidade e volume do treino (exemplo, carga, quantidade de exercícios a ser realizados, tempo de descanso a cada exercício e/ou grupo muscular). Não caia em “balelas” como, temos que fazer muitas repetições para definir, leia nosso artigo falando dos principais mitos que ouvimos quando começamos a treinar.

 

Para deixar a informação um pouco mais completa, vou falar de quais exercícios e métodos podemos utilizar para a definição.

 

A musculação (treinamento de força ou treinamento resistido) é o principal método para tal sonhada definição. Ela é utilizada em ambas fases.

Treinamento resistido com o próprio peso do corpo ou treinamento Funcional: Excelentes métodos de treino para ajudar na fase de definição.  Esses métodos também geram hipertrofia, porém com menor vantagem se comparada a Musculação.

 

Treinamento Aeróbio e Treinamento intervalado: Esses métodos de treino serão bem úteis, principalmente na fase de redução de gordura corporal (fase de secar).

Todos os métodos citados acima vão se complementar. Para isso é importante o acompanhamento de um profissional competente

 

Principal Ponto: Alimentação Saudável

 

Bom, não posso terminar esse artigo sem deixar bem claro que uma alimentação saudável e específica para cada fase é o ponto principal para chegar ao objetivo desejado. Sem ela nada pode ser feito, vai ser como “secar gelo”. Assim como o treino, os alimentos também são praticamente os mesmos, o que mudará de fato é o quanto e quando comer. Mas isso também é assunto para outro artigo.

 

Espero ter esclarecido o porquê é simples, porém não fácil definir. Se ainda tiver dúvidas, deixe aqui no comentário abaixo, ou entre em contato conosco que será um prazer te ajudar.

Caso queira ter um treino personalizado e específico para seu objetivo, coloque que tem interesse e passamos todas as informações sobre nossa consultoria online (a distância).

 

Obrigada pelo carinho... um grande beijo.

Aline e Ligiane