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5 Mitos que ouvimos quando começamos a treinar

10/01/2018 19:28:05

Ligiane

5 Mitos que ouvimos quando começamos a treinar

5 Mitos que ouvimos quando começamos a treinar

5 Mitos que ouvimos quando começamos a treinar

Olá Meninas, tudo bem?


Hoje vamos falar daqueles mitos, muitas vezes balelas, que ouvimos dentro ou fora da academia, quando começamos a treinar. Independente se seu objetivo é emagrecimento, ou ganhar de massa muscular. É muito comum ouvir coisas sem pé e sem cabeça, tanto de alguns “profissionais” da área, quanto de algumas colegas de treino.

Então vamos citar as Top 5 que mais ouvimos, depois nos conta se você já ouviu alguma dela. Vejam aí os 5 Mitos que ouvimos quando começamos a treinar:

 

Mito N 1 – 15 repetições é para queimar (emagrecer ou definir) e 8 repetições para ganhar (hipertrofia)

Não, isso não é verdade, o emagrecimento ou “queima” como alguns dizem, ou aumento de massa muscular, conhecida como hipertrofia, não acontece pela quantidade de repetições que você realiza
Presta atenção, o nosso músculo não sabe contar, ele não sabe o que é 8, ou 10 ou 20. Ele não sabe matemática, rs... o que o músculo reconhece é o Estímulo e a intensidade usada, ou seja, sabe se o estímulo é bom, se é pesado, leve ou moderado, e a partir desse estímulo, ele vai gerar uma resposta adaptativa. Se o estimulo for ótima ele vai evoluir, se o estímulo for fraco ou nulo ele não vai ter resposta ou mesmo vai ter uma regressão... enfim, o que vai definir se o musculo vai crescer, ou se você cai emagrecer é sua dieta, e claro, que também será importante o treino correto.

 

Mito N 2 - Primeiro você precisa emagrecer fazendo esteira (aeróbio) e só depois musculação, para não deixar sua gordura dura.

Aqui encontramos mais de 1mito uma frase só. Quem disse que só emagrece fazendo esteira e aeróbio¿ Já está mais que provado que o treinamento de força (musculação) e tão bom quanto o treinamento aeróbico para você eliminar as gorduras, melhorar a sua forma física e construir curvas lindas, além de que, a musculação possibilita a queimar gordura por mais tempo e até mesmo após o exercício (isso se chama EPOC, Leia mais a respeito em nosso artigo). Outra vantagem grande, é que melhora nosso metabolismo, ao construir mais músculos, ajudando o corpo, gastar mais energia, mesmo parado.

Não tenha medo de iniciar no treino de musculação. Você pode e deve começar por ela, é o mais sensato a se fazer, afinal, se você estiver com sobrepeso, ou mesmo sem fortalecimento correto, é mais provável que você não aguente o treino cárdio correndo o risco de se machucar.

Ah não podemos esquecer de falar que a musculação não vai endurecer a sua gordura, isso não é possível. Quem enrijece são seus músculos (bumbum, perna, braços). A gordura vai ser metabolizada, ou seja, vai ser usada para gerar energia.

Gente, quantas vezes vamos precisar repetir, que a nossa alimentação é o carro chefe, é quem manda na “Zona” toda, rs...

 

Mito N 3 - Você só começa a perder gordura depois de 30 minutos de atividade aeróbica (caminhada, esteira, bike, transport, etc) antes desse tempo você não perde gordura.
OI? como assim?? Então são 29 minutos perdidos na esteira, ou na bicicleta??Essa doi fundo no coração. Se isso fosse verdade seria muito triste, não é mesmo?
Calma, essa informação foi uma grande confusão que fizeram... o corpo tem o poder de queimar gordura desde o começo da atividade... o que acontece é que dependendo do estímulo e intensidade do treinamento, vamos usar mais, ou menos uma determinado substrato energético, ou seja, mais gordura, ou mais carboidrato, Mas tudo acontece ao mesmo tempo, com predominância de um ou de outros.


 

Mito N 4 – Você tem que fazer vários abdominais para afinar a cintura e queimar gordura da barriga.

Essa é bem ouvida na academia também, é clássica. Mas não é verdade. Não existe nenhum exercício para “queimar” gordura localizada. Nem abdominal, nem de braço, nem de perna. Meninas, o gasto da gordura acontece de forma sistêmica, ou seja, “queima” a gordura como um todo. Os exercícios de abdominais são de suma importância para a postura, a saúde da coluna e também para uma boa aparência do abdômem, é claro. Sem realiza-lo seu abdômen, não ficará bonito e definido, mas ele não tem o papel principal. Então quem vai quem vai deixar minha cintura fina¿¿¿ vamos lá todo em couro comigo... A ALIMENTAÇÃO PROFESSORA, rs... mássssss, se não treinar a musculação, os abdominais e fazer os exercícios cardio, provavelmente não terá seu abdômen e nem sua cintura como deseja.

 

Mito N 5 – Não treino braço, pois eu cresço fácil, não quero ficar com os braços igual de homem.

Bom, essa espero que não fique chateada conosco. Más, é praticamente impossível você ficar com os braços de menino, ou ter essa capacidade de crescimento muscular que você imagina.

Não definitivamente não. A não ser se estiver fazendo uso de hormônios anabolizantes e treinando muitooooooo pesado para tal... Para os meninos terem esses braços, eles treinam muito, e intenso. Não são um ou dois exercícios de membros superiores (braço) que vai te deixar super musculosa, não mesmo. O máximo que você conseguirá é um braço torneado, definido e lindo.

Ah, e se seu braço estiver aumentando de tamanho, desse jeito que imagina, sinto em informa-la, mas pode ser que você esteja engordando.

Grave uma coisa que é muito legal, “ músculo dá forma, gordura engorda” ou seja, ter a musculatura treinada e fortalecida vai te deixar com formas e curvas, já as gorduras localizadas, não são agradáveis.

Por favor meninas, treinem o corpo como um todo.

 

Espero que possamos ter esclarecido alguns mitos de academia. E se você sabe mais algum e tem dúvida, nos pergunte e vamos esclarecer juntas.

Um beijo, até o próximo artigo do blog.

 

Aline e Ligiane - Personal VIP Trainer